Engraçado... não consegui pensar em outra palavra que pudesse começar esse texto... estranho? não... bem comum por sinal.
Ontem fiquei pensando sobre as pessoas e os objetos, pensando em como é nosso jogo de afeição e pessoalidade.
Quando comprei meu violão minha professora perguntou: - Ele já tem nome?
Nunca tinha pensado em dar um nome pra um violão, que coisa estranha né? Na hora veio... hum... Chico... ele vai se chamar Chico e assim o Chico mudou de figura.
Na minha cabeça, quando damos nome a uma coisa/animal/pessoa, ela se torna "pessoal" e se eu tinha que dar um nome pra ele eu não o trataria mais como "o violão" e se a coisa tem nome, eu posso tratar com pessoalidade e "até" conversar... rs maluquice?
Pensemos...
"Um cachorro"... se nossos cachorros não tivessem nomes, chamaríamos de... "cachorro" e será que trasferiríamos tanto afeto assim por eles?
"- Cachorro não morde o sofá / Cachorro vem aqui / Cachorro sai pra lá"
Estranho né? Não senti nenhuma emoção nisso... agora com nomes eles se tornam família, amor, companheiros...
Pensemos pelo outro lado...
Você sabe o nome do ascensorista do elevador do prédio que você trabalha? Sabe o nome da garçonete do restaurante que você almoça? Sabe o nome da atendente do salão de beleza?
Provavelmente, a grande maioria não né?
Então tratamos como "o cara do elevador", "a moça do restaurante" e "a menina do salão". Impessoal né? Poderiam até ter a descrição de objetos para nós, por mais que saibamos que não são, que têm família, que amam, que são amados...
Mas o que isso tudo tem a ver com o Chico?
Seguindo a história, depois que ele ganhou um nome ele era o MEU Chico, eu converso com ele quando não consigo fazer o acorde certo, eu apresento ele às pessoas eu o trato como uma pessoa... mas o engraçado foi quando a pessoa que me fez dar um nome a ele, acha bonitinha e diferente minha atitude de conversar com o chico, me preocupar porque vão lixar a pestana dele pra ficar mais baixa e assim mais fácil de eu aprender, claro gente, sei lá o que vão fazer com o Chico lá? Vão desmontar ele praticamente pra fazer isso, será que vão colocar no lugar certinho? Será que vão jogar ele lá sem cuidado nenhum?
E isso me fez sair de lá pensando nesse texto, de como transferimos afeto e preocupação nas mais diversas coisas nessa vida, de como tratamos algumas pessoas como objetos e alguns objetos e animais como pessoas, na verdade dessas duas relações somente a primeira está errada, porém vemos isso acontecer em grande escala e classificamos a situação, muitas vezes, até como normal (aceito pela sociedade).
Assunto devidamente refletido, hoje só sei que tenho 3 amores na minha vida:
Lucas (meu afilhado)
Caê (meu cachorro)
Chico (meu violão)
Bom, agora pretendo comprar um skate, será que ele deve ganhar um nome? rs
Com esse texto me deu vontade de voltar a escrever, mas ainda continuo na mesma da falta de tempo, etc.
Vou tentar expor minhas reflexões com mais frequência novamente no meu blog, se tiverem reflexões interessantes que tal postarmos também pra uma possível discussão?
Espero que tenham gostado dessa e vamos tentar tratar menos as pessoas ao nosso redor como simples objetos, e os objetos? ahhhh sai colocando o nome em tudo e você vai ver que é bemmmm mais legal!
Muito legal! Concordo e digo, Compre um Skate e uma Prancha de Surf e de nome a eles.
ResponderExcluirAcacio Egas.
Então proponho todos colocarem os nomes dos seus objetos aqui, já que não me acham uma maluca kkkkkkkk
ResponderExcluirAcácio qual o nome da sua prancha? (MANGA? rs)
hahahha, adorei!
ResponderExcluirO nome do meu violão é Slash, vc já sabe... rs. Quando eu decidi dar um nome para ele foi uma forma de inspiração, mas ninguém me propôs que eu colocasse... Tenho um carinho enorme com ele, dou uns abraços, mas não chego a conversar, minha forma de conversa é tocando... E ele responde! rs.
Desde que ganhei o Slash e comecei a tocar violão, venho perguntando o nome dos violões dos outros, como se fosse algo normal e me espanto quando a maioria responde que não tem nome e nem tem intenção de colocar. Adorei quando vc colocou um nome na hora que perguntei e ainda me colocou como sendo a madrinha do Chico, que coisa mais linda!!
Parabéns pela reflexão, nunca havia pensado nessas coisas... Realmente quando nomeamos as coisas damos um carinho especial a elas, a partir de agora vou perguntar o nome da moça que me atender na lanchonete, rssrrsrss...
Grande beijo, adorei o texto!
Hahaha que linda!!!!
ResponderExcluirGente essa é a dinda do Chico!!! Minha professora má de violão (a parte do má foi brincadeira... rs)
Obrigada!!!!!!!!!
To com saudades do Chicoooooooooo
Simplesmente amei...
ResponderExcluirSabe, refleti sobre tudo que vc mencionou, de fato devo admitir que me preocupo mt com as pessoas ao meu redor, meus amigos, meus familiares, simplesmente valorizo mt td isso. Mas será que por tanta preocupação eu peco por não me atentar aos detalhes? Fiquei me questionando se realmente sou assim...Devo admitir todos nós somos, nem que seja só um pouquinho acho que fica a mensagem de tentarmos mudar isso aos poucos de pedacinho em pedacinho, quem sabe um mundo com mts "Chicos" não se torne melhor....
Grande Bj
Sua mais nova amiga
Vi
Ahhhh que linda Vivi!!!!
ResponderExcluirSabe, é impressionante como toda vez que resolvo voltar a escrever o retorno é sempre tão gratificante.
Obrigada e espero poder plantar sempre uma boa sementinha em cada um que ler minhas postagens.
Quando tiverem um tempo, leiam meus textos antigos.
Já pensei no próximo, pra semana eu posto.
Bjsssssssss
rsrsrsrs... o Chico tem até madrinha!!
ResponderExcluirPois é, meu carro até hoje não coloquei um nome, será que com isso ele já desconfia que irei trocá-lo assim que puder?!?! Espero que não, pois um carro revoltado não é nada bom. Ai, meu Deus!Tenho q pensar em um nome urgente.
Brincadeiras a parte, adorei o texto... e o contexto!
Parabéns, amiga!
Bjos, Diana
The Best q texto perfeito...
ResponderExcluirÉ a mais pura realidade, qnd damos nomes as coisas elas simplesmente se transformam em algo além de apenas um objeto, vira quase algo q possui vida...
Experiência própria, tenho vários objetos com nomes e trato todos com tanto carinho... já os sem nomes são apenas objetos..rs
Parabéns pelo texto, li alguns posts antigos e todos são mto bons.
Vai treinando pra escrever um livro qquer dia destes, acredito q não deve demorar mto.
Bjs
Diiiii obrigada, mesmo que ele logo vá ser substituído pelo Ana Di Móvel acho que deve por um nome... eu não posso ajudar, poderia se fosse o peugeotzinho rsssss
ResponderExcluirObrigadaaaaa
Carol the best, muito obrigada!!!!
Leia o novo, agora com foto da Ste e Texto da Renata!
E o livro? Ahhhh esse sim é um sonho...